Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

DICAS DE COMO ECONOMIZAR A ÁGUA

FOTO: iguiecologia.com

Como dito no post anterior, economizar água traz inúmeros benefícios e hoje trazemos um post especial com algumas dicas práticas de como economizar água:

1 - DIMINUA O TEMPO NO BANHO

Segundo informações publicadas pela revista Exame, se cada brasileiro diminuísse em 5 minutos o tempo utilizado no banho, ao final do dia seria possível economizar o equivalente a 150 vezes mais o volume do Museu de Arte de São Paulo (MASP), por exemplo. A economia desses 5 minutos uma família poderia economizar o valor de uma conta inteira no mês.


FOTO: lohcus.com.br

2 - FECHE A TORNEIRA AO ESCOVAR OS DENTES

Se em cinco dias você fechar a torneira enquanto escova os dentes, você terá economizado água suficiente para encher a máquina de lavar. Se cada pessoa fechasse a torneira durante um mês, o Brasil economizaria a água cai em um dia e meio nas Cataratas do Iguaçu. 


FOTO: saaemcr.com.br

3 - FECHE BEM AS TORNEIRAS

Em um ano, uma torneira pingando desperdiça cerca de 16 mil litros de água. Se atente a todas as torneiras e feche corretamente para evitar desperdício.


FOTO: editora.abril.br

4 - AO LAVAR FRUTAS E VERDURAS

Evite lavar debaixo da torneira. Opte por lavar em bacias e se achar necessário, utilize uma escova vegetal para tirar sujeiras e outras impurezas no alimento.


FOTO: reciclaveis.com.br

5 - FECHE A TORNEIRA AO LAVAR A LOUÇA

Abrir a torneira apenas para enxaguar a louça, pode trazer uma economia de até 223 litros.


FOTO: universojatoba.com.br

6 - CUIDADO COM A DESCARGA

Cada descarga de seis segundos gasta em média de 10 a 14 litros.


FOTO: blog.terrazoo.com.br

7 - REUTILIZE A ÁGUA DO AQUÁRIO

Ao limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas, pois essa água está enriquecida com nitrogênio e fósforo.


FOTO: carroaluguel.com

8 - AO LAVAR O CARRO

Procure optar pela lavagem a seco ou trocar a mangueira pelo balde. Ao mudar esse hábito você pode economizar até 520 litros


FONTES: Exame (Editora Abril)
               Folha de São Paulo

3 comentários:

  1. E que tal a SAEG se preocupar com a perda de água na rede de distribuição (43% em 2018 e 50% em média nos últimos 5 anos, segundo o SNIS)

    ResponderExcluir
  2. Totalmente apoiado. A mitigação vazamentos na distribuição de água são uma atividade que eliminaria muitas das causas de doenças contagiosas e epidemias e outros flagelos que aumentam desnecessariamente os gastos do poder publico sejam prefeituras ou governos estaduais. deveriam ter como priridade

    ResponderExcluir